1 de janeiro de 2012

Belo Monte: resposta a um usuário do Youtube

Com certeza tem alguém que não tá entendendo nada. Mas será que sou eu? Presta atenção...

01. Belo Monte não é necessária. Logo é um desperdício de dinheiro.

01a. Os maiores especialistas da área energética do Brasil afirmam que o país poderia produzir mais energia do que o potencial de Belo Monte, com 1/10 do custo, simplesmente substituindo as turbinas das usinas que já existem. Como qualquer equipamento mecânico (o motor de um carro, por exemplo), essas turbinas perdem a eficiência com o desgaste pelo uso, além disso as turbinas modernas produzem mais energia, porque a tecnologia evoluiu. Se é possível produzir mais energia por um custo menor, por que você acha que o governo optou por produzir menos gastando mais?

01b. A própria equipe do governo afirma que a prioridade deveria ser a reestruturação das linhas de transmissão. A falta de qualidade desses equipamentos causa uma perda de 16% da energia gerada pelo país. O valor aceito internacionalmente é de 5% de perda. Esses 11% é muita coisa. Faça os cálculos. Por que você acha que o governo optou por não se preocupar com a perda e simplesmente gastar dinheiro para produzir mais energia?

02. Belo Monte é uma mentira. Toda a documentação de BM é fraudada. 

02a. A começar pelo valor estimado. A obra foi aprovada com o valor de 4,5 bilhões. Esse era o custo que a tornaria interessante economicamente. Esse valor depois foi revisto e subiu para 26 bi, agora o governo começou a falar de 30 bi. Especialistas afirmam que essa usina não fica pronta por menos de 40 bi, por causa do custos gerados pela inacessibilidade do local. Mesmo assim, nesses valores não estão computados todos os incentivos oferecidos pelo governo à obra.

02b. Outra mentira descarada é o valor declarado do mgw/h. Por que você acha que o setor privado desistiu de financiar BM? Simplesmente porque eles sabem que os números estão adulterados.

02c. A pesquisadora Andrea Zhouri mostrou que trechos inteiros do EIA-RIMA de BM foram copiados de outras obras. Não foi feito estudo algum, simplesmente forjaram um documento.

03. Belo Monte é burrice.

03a. Belo Monte é a consequência da falta de investimento em ciência e tecnologia. O que realmente produz renda e gera qualidade de vida e IDH elevado
(desenvolvimento) para um país é a produção de itens manufaturados. O Brasil segue em um caminho de produzir cada vez mais matéria prima e comodites. (Inclusive, por mais que o governo do PT tenha alcançados resultados positivos, esse é um número muito negativo: o Brasil produzia mais produtos de valor agregado na era FHC, são dados oficias, pesquise). O principal responsável pelo aumento da demanda de energia no Brasil é o setor chamado indústrias eletro-intensivas. São industrias que precisam de muita energia para produzir, a exemplo da industria de alumínio. O Brasil vende alumínio para países como o Japão e compra produtos feitos de alumínio (como esquadrias) pelo dobro do preço. Assista a um vídeo no Youtube chamado "Tucuruí a Saga de um Povo" e veja por que o Japão "deu" para o Brasil o projeto de Tucuruí. Se esses 30 bilhões fossem investidos em pesquisa, o Brasil poderia produzir esquadria, chip de computador e demais produtos que realmente dão lucro a um país (desenvolvimento).

03b. Outra matéria prima que o Brasil exporta é a sílica. É com ela que são feitas as placas usadas para a geração de energia fotovoltaica. O Brasil vende sílica pra a Alemanha, que produz as placas solares (país cuja incidência média de luz solar por metro quadrado é menos de 1/5 da brasileira). Elas são caras porque são importadas; o Brasil não produz placas solares. A instalação de placas solares em residências, além de baratear o valor que o consumidor paga, geraria um excedente de energia no sistema nacional. Imagine como seria o Brasil se essas placas fossem baratas e todas as casas tivessem os telhados forrados delas? Pois é, o valor investido em BM poderia dar ínicio a esse quadro, mas o governo não tem interesse nessa opção, porque se o cidadão deixa de comprar energia na mão do governo, a arrecadação de impostos cai. O governo é enfático em afirmar que energia solar é cara. E ela realmente é, mas aqui entra o "Paradoxo de Tostines": "O Governo não investe nada em energia solar por que ela é cara, ou a energia solar é cara por que o governo não investe nada nela?". Responda, se puder.

04. Belo monte é uma mentira e uma burrice ao mesmo tempo. 

04a. O governo afirma que fez estudos e concluiu que gerar energia a partir do sol seria 5 vezes mais caro do que Belo Monte. Mas tem muita coisa por trás desse "dado" (forjado). A primeira é que o governo nunca diz se seria 5x o valor aprovado para a construção (4,5bi) ou 5x o valor que ela vai custar de verdade (32 bi ou 40 bi + incentivos). Além disso as pessoas confundem (e a fala do governo tem se aproveitado dessa confusão) energia solar fotovoltaica (geradas pelas placas) que é uma forma de energia que precisa de um altíssimo investimento inicial, mas se paga ao longo do tempo, principalmente dada a incidência solar no solo brasileiro, com energia termo solar (espelhos são usados para aquecer uma caixa d'água, cujo vapor faz funcionar as turbinas). A energia termo solar é MUITO mais barata do que a fotovoltaica.
Com a tecnologia atual, uma usina com a mesma capacidade de Belo Monte poderia ser construída com 37 bi. Mas esse valor poderia ser ainda menor, lembre-se do  "paradoxo de Tostines": O Brasil possui centros de pesquisa e pesquisadores que são referência mundial e com linhas de incentivos os cientistas brasileiros fariam esse valor cair (afinal é pra isso que servem as universidades). Os mesmos incentivos praticados para Belo Monte não são vistos nas energias limpas. O mundo inteiro está migrando para energias limpas e qualquer investimento nessa área seria aproveitado não só para gerar energia, mas também poderia dar lucro, porque o país poderia vender a tecnologia para outros países. A Alemanha, por exemplo, já determinou que vai encerrar suas 17 termonucleares até 2022.

05. O impacto social de Belo Monte é inaceitável.

05a. 20 mil famílias vão perder o lar, e como esses pessoas tiram o sustento do rio, da agricultura de subsistência e do extrativismo, vão perder também seu ganha-pão. O governo não ofereceu ainda nenhum plano concreto para a realocação dessas pessoas. Na verdade, ninguém tem a mínima ideia do que vai acontecer com elas, mas se você assistir o vídeo no Youutube "Tucuruí A Saga de um Povo" vai ter uma prévia, afinal essa não é a primeira vez que história é contada. Imagine se o governo desapropriasse sua casa e as casas de seus familiares  você iria chamar isso de "desenvolvimento"? Pelo amor de Deus! É muita ingenuidade e desinformação acreditar que uma usina hidrelétrica leva desenvolvimento a uma região. 

05b. A vasão do rio Xingu nos 100 km posteriores a barragem vai ficar reduzida a 10% da atual. Essa região é habitada por 30 etnias, catalogadas pelos antropólogos, mas a própria FUNAI já afirmou que há tribos isoladas, que nunca tiveram contato com a civilização. São nações que existem dentro do Brasil. Precisa ser muito inteligente para saber o que vai acontecer com eles quando a vasão do rio for reduzida? Muitas em muitas áreas o rio vai dar lugar à poças d'água estagnadas e podres, em regiões tropicais, esse cenário é ótimo para a disseminação de doenças, principalmente transmitidas por mosquitos. (Para saber mais sobre esse tópico procure no Youtube por “Felício Pontes”.)

06. O impacto político de Belo Monte é nefasto.

06a. A diplomacia brasileira trabalha há anos com o objetivo de conquistar  uma cadeira no conselho de segurança da ONU. Essa é, inclusive, uma forte ambição do governo do PT, que vê nessa situação a oportunidade de aumentar a voz brasileira na tomada de decisões de interesses mundiais. Belo Monte está "queimando o filme" do país internacionalmente. Houve o impasse em relação à Organização dos Estados Americanos. O Brasil respondeu à advertência suspendendo o pagamento da anuidade e está agora sob sanções. Até o Vaticano se pronunciou oficialmente contra BM. Você realmente acredita que a ONU vai deixar um país que cometeu genocídio contra mais de 30 etnias ocupar a tão sonhada cadeira no conselho de segurança???

 
Conclusão:

E aí? Sua opinião foi arranhada? Se você está se perguntado porque uma obra tão horrenda está sendo construída, leia esse texto e você terá algumas pistas para entender esse descalabro:

http://noticias.r7.com/brasil/noticias/mais-da-metade-das-doacoes-da-campanha-de-dilma-sairam-de-41-empresas-20101201.html

Vá adiante:

Não fique repetindo o que você leu na Veja. Informe-se! Não deixe de ver pelo menos alguns desses materiais:
http://revistaforum.com.br/idelberavelar/2011/11/24/bibliografia-comentada-50-leituras-sobre-o-ecocidio-de-belo-monte-